O executivo sabe que tem que tomar
decisões, sempre que uma escolha surge em seu caminho, porém nem
sempre as decisões corretas sãos as mais fáceis, com na fábula em que
estão dois homens fugindo, e se deparam com dois caminhos, um dos quais
lhes daria a liberdade. Ao se depararem com estes caminhos logo
perceberam um grande contraste entre eles, enquanto um possuía trilha
bem definida, era claro e bonito o outro era formado por lugares
íngremes, a mata estava fechado e possuía até teia de aranha entre suas
árvores, um dos homens atraído pela beleza do primeiro caminho, não
pensou duas vezes e já estava se dirigindo pra ele quando seu
companheiro o puxou , e o convenceu a ir pelo caminho escuro, que por
ser assim nunca as pessoas haviam ido por ele e conquistado sua
liberdade.
Há inúmeros fatores envolvidos no
processo de tomada de decisões, porém podemos destacar alguns que são
os principais no desenvolvimento deste processo. Um dos principais é
planejar e direcionar suas decisões, organizar, ampliar e também
direcionar suas ideias.
As decisões empresariais não são
apenas de domínio do administrador, a não ser aquelas que fazem parte de
suas qualificações, (que podemos denominar de básicas), fazem parte do
dever do administrador apenas as decisões que exijam legitimidade
legal, ou seja, a situação em que a responsabilidade pela decisão é
sua, por forças legais; aquelas decisões que envolvem valores éticos,
ou seja jamais fugir do dever de decidir, mesmo que você não seja
obrigado, e a emergência da situação que exige uma decisão urgente e
imediata. Todos administradores de empresa tomam decisões indiferente
da posição ocupada, pois apesar de seus poderes diferirem, a tomada de
decisões é imprescindível.
O administrador de uma empresa são
classificados pela hierarquia, quanto mais estiver no topo, maiores e
mais importantes serão suas decisões. Ele tem sempre que verificar no
que implicará suas decisões na vida de outros.
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